Logo ao entrar no espaço do artista plástico Hélio Oiticica e do cineasta Neville D'Almeida já conseguimos relaxar. A Cosmococa, com suas redes fixa por toda a sala, e a música estilo soul/blues transformam o lugar em um ambiente de abstração quase que psicodélico. As imagens projetadas nas diversas paredes e no também no teto conseguem prender a atenção do visitante. Da vontade de deitar nas redes, descansar e ficar horas ouvindo a trilha de Jimi Hendrix.
Como o próprio nome da sala diz, é a cocaína que forma os desenhos sobre os rostos de ícones norte-americanos, como Marilyn Monroe e Yoko Ono que são vistas nas paredes, eles usaram objetos e fileiras de cocaína fazendo figuras sobre as fotos. A intenção não era fazer apologia, mas sim tratar a cocaína como um mero pigmento branco - "O uso da substância — diz os artistas, evitando a palavra cocaína — é uma transgressão poética. Ela era uma droga, mas passou a ser apenas um pigmento branco. Alguém por acaso quer saber a marca da tinta de um quadro? "
Ambos artistas são brasileiros, Oiticica é do Rio e Neville de BH. O primeiro foi considerado um dos artistas mais revolucionário de sua época, o segundo é cineasta e diretor. Suas obras são sempre incríveis, capazes de surpreender a qualquer um. A de Inhotim, em especial não pode deixar de ser vista !