domingo, 27 de setembro de 2009

VISITA AO INHOTIM




Logo ao entrar no espaço do artista plástico Hélio Oiticica e do cineasta Neville D'Almeida já conseguimos relaxar. A Cosmococa, com suas redes fixa por toda a sala, e a música estilo soul/blues transformam o lugar em um ambiente de abstração quase que psicodélico. As imagens projetadas nas diversas paredes e no também no teto conseguem prender a atenção do visitante. Da vontade de deitar nas redes, descansar e ficar horas ouvindo a trilha de Jimi Hendrix.

Como o próprio nome da sala diz, é a cocaína que forma os desenhos sobre os rostos de ícones norte-americanos, como Marilyn Monroe e Yoko Ono que são vistas nas paredes, eles usaram objetos e fileiras de cocaína fazendo figuras sobre as fotos. A intenção não era fazer apologia, mas sim tratar a cocaína como um mero pigmento branco - "O uso da substância — diz os artistas, evitando a palavra cocaína — é uma transgressão poética. Ela era uma droga, mas passou a ser apenas um pigmento branco. Alguém por acaso quer saber a marca da tinta de um quadro? "
Ambos artistas são brasileiros, Oiticica é do Rio e Neville de BH. O primeiro foi considerado um dos artistas mais revolucionário de sua época, o segundo é cineasta e diretor. Suas obras são sempre incríveis, capazes de surpreender a qualquer um. A de Inhotim, em especial não pode deixar de ser vista !

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PANORAMA FINAL EM DUPLA


Salientando as cores e deslocando as texturas,  Thaís Bertoni  e eu optamos por fazer um panorama clássico que mantivesse as características principais da Casa do Baile. A textura do azulejo, símbolo tão importante quanto as curvas do lugar, foi reproduzida no céu e o espelho d'água assumiu o reflexo das nuvens. A vegetação foi modificada usando os recursos artístico e gráfico efeito que chamou ainda mais a atenção para a vista da Lagoa, espaço predominante na nossa panorâmica.
O resultado final está como se as fotos tivessem sido tiradas ao por do sol e os tons vibrantes escolhidos deu alegria ao trabalho. Apesar de já dominarmos um pouco mais os recursos do photoshop, esta atividade foi considerada um pouco mais difícil do que a anterior. Expressar o que sentimos ao estarmos na Casa através de imagens é bem mais difícil do que usando palavras mas a abordagem escolhida e, por sua vez, a que mais nos tocou, foi a questão das diferentes texturas do chão,da lagoa,dos azulejos,pilares e vegetação. Esperamos ter agradado com a montagem!

domingo, 20 de setembro de 2009

DESENHOS DE OBSERVAÇÃO






















Desenhos de observção desenvolvidos no 1º Período na disciplina de Desenho Projetivo quando a técnica de perspectiva estava sendo apresentada. 

terça-feira, 15 de setembro de 2009

FILME "MEU TIO"


Sutil porém crítico, " Meu Tio" , exibido nesta segunda no pátio externo da Escola de Arquitetura, faz um panorama a respeito da modernidade tecnológica e discute, inclusive, o quanto a automação é relevante para determinado grupo de pessoas.

Satirizando as inovações da época, apesar do filme ter sido lançado na década de 50, suas reflexões são ainda muito aplicáveis ao cotidiano atual. O layout da casa bem como o design do filme de maneira geral, ilustram bem seu enredo e seus personagens cômicos também ajudam
a compor o cenário da história onde "tudo parece se comunicar " porém de maneira fria e vazia.
Essse filme agora, servirá de inspiração para a criação de um outro objeto físico... Desta vez, será necessario envolver circuito elétrico e interatividade bem como ocorre no filme.
Hora de trabalhar a criatividade e esperar a evolução das idéias apresentadas!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CASA COR 2009


A Casa Cor/MG , evento de arte, arquitetura e decoração, este ano está presente às margens da Lagoa da Pampulha. Essa edição vem com muitas novidades principalmente no quesito sustentabilidade ressaltando a importância dos projetos conscientes e, ao mesmo tempo, econômicos.
O ambiente acima é da arquiteta Junia Patrus que transformou a antiga área de lavanderia em um aconchegante espaço de relaxamento que impressiona os visitantes pela sua elegância e tranquilidade.
Ao analisarmos o lugar temos a sensação que tudo foi escolhido rigorosamente " a dedo" observando todos os princípios de praticidade aliada ao bem estar. O Ecoblock, por exemplo, placa moldada feita de madeira e material reciclável é utilizada como forro das paredes; lascas de madeira são colocadas em vasos e no piso do jardim; o chão é acimentício e antitérmico o que deixa o lugar sempre fresquinho. Além disso, toda madeira do ambiente é reflorestada mas o ícone principal do espaço é, sem dúvida, o deck de Granito Verde Bambu e a banheira cromoterapêutica com capacidade para 5 pessoas.
Como um todo, a Casa Cor sempre é considerada um sucesso, a qual, cada ano traz uma super novidade para todos que admiram a ação de projetar. Vale a pena conferir !



domingo, 13 de setembro de 2009

EXPOSIÇÃO BH HUMOR


Começou hoje, na Casa do Baile, o BH HUMOR, Salão Internacional de Humor Gráfico de Belo Horizonte apresentando cartuns e caricaturas de artistas profissionais e amadores.

Além das caricaturas de personalidades como Michael Jackson, Hugo Chavez e Pelé, podemos apreciar as charges e cartuns cujo tema, este ano, é o lixo, assunto amplamente discutido e preocupante na sociedade atual. Através da arte, os autores provocam um crítica reflexiva a respeito do tema de forma cómica e expressiva. Dentre as obras, estão as charges de Maurício Ricardo, que, inclusive fez um bate-papo com os visitantes do local respondendo todas as perguntas sobre a arte criativa.
Com a exposição, observamos que os desenhos são capazes de "falar" com o público e, muitas vezes, causam maiores impactos do que uma longa leitura. As cores, as formas e o exagero transmitem mensagens capazes de mudar uma sociedade. Experimente mudar você também, visite as obras !

terça-feira, 8 de setembro de 2009

VISITA À CASA DO BAILE


Buscando aprimorar nossos conhecimentos a respeito da revolução arquitetônica causada pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer, realizamos uma visita à Casa Do Baile localizada às margens da Lagoa da Pampulha. Contemplamos as curvas sinuosas do ambiente e o belíssimo projeto paisagístico de Burle Marx onde fomos orientados a tirar fotos para futura montagem de um panorama.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VISITA À IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS


A Igreja São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, também faz parte do conjunto arquitetônico da Pampulha e é, talvez, uns dos maiores ícones da arquitetura brasileira. Em visita guiada, pudemos admirar seu projeto arrojado e revolucionário bem como os jardins charmosos que cercam a construção sinuosa. Em seu interior, obras de Portinari representando a "Via Sacra" são expostas e a agradável visão da lagoa fazem do lugar um ambiente ímpar aos visitantes.