segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O "OUTRO" - VISÃO GERAL DO TRABALHO DESENVOLVIDO

Ao entrarmos no 2º período começamos a ter uma noção mais ampla do que é a Arquitetura propriamente dita e a relação existente entre o homem e o espaço. Na disciplina de Desenho Técnico, em particular, executamos a atividade designada “O Outro” que consistia na escolha de uma casa de família de baixa renda que tivesse problemas espaciais, técnicos, construtivos e/ou estéticos.
A proposta era levantar esses problemas e elaborar possíveis soluções para tal, sempre levando em conta a representatividade do espaço, uma vez que a ementa da Disciplina é o enfoque na reprodução do espaço físico de acordo com as Normas Técnicas Padronizadas.
A Primeira Fase chamada de “Entrevista e Entrada no Campo” consistia em conhecer a casa para ver se ela atendia as necessidades, mesmo que básicas da família em questão, como os espaços foram sendo apropriados, os aspectos simbólicos da residência, as preferências e os relacionamentos dos moradores já que todos esses fatores interferem no dia a dia da família. A volumetria e a composição estética já começaram a ser pensadas e os fatores que impediam que a casa fosse um ambiente mais harmonioso também foram questionados como a dificuldade financeira e social, o nível de conhecimento para aprimoramento do espaço, os arredores e conflitos no bairro e entorno. Nessa fase, os alunos apresentaram um Seminário, amparado com o recurso do Power Point, com os resultados obtidos nas diversas visitas e entrevistas com os moradores, elaboraram um Caderno Técnico com as informações relevantes e apresentaram croquis dos ambientes da casa.
Na Segunda Fase designada “Levantamento” medimos sistematicamente toda a edificação e representamos a mesma de acordo com as “Normas Padrão”. Para isso, foi dada a oportunidade de escolha entre fazer “á mão”, utilizando a prancheta e papel ou ainda as ferramentas eletrônicas como o software AutoCAD ou ainda o Revit. Optei pelo AutoCAD por tratar-se de uma ferramenta extremamente precisa, nível de resolução e plotagem adequados a qualquer forma representativa e também visando meu aprimoramento nesse recurso gráfico tão utilizado atualmente nos diversos escritórios de Arquitetura e Engenharia.
Sendo assim, o lote foi todo desenhado, desde a sua situação no bairro bem como a Planta de Cobertura, a Planta Executiva, Planta de Layout, Cortes (nesse caso foram necessários 4 Cortes – 2 Longitudinais e 2 Transversais) e as 4 Fachadas. Como o lote tem a peculiaridade de abrigar outras 2 residências, a da mãe do “Outro” e a do irmão do “Outro”, estes também foram representados na Planta de Cobertura somente, e indicados nas demais Plantas e Cortes.
A entrada para as três casas e dada pelo mesmo portão, que é na verdade o portão da garagem. Ao descer a rampa tem-se a entrada da casa do “Outro” antecedida por uma varanda. Logo em seguida temos uma sala e por outra porta, chegamos a uma das 3 cozinhas da casa. Nesse aspecto é bom lembrar que uma cozinha abriga a geladeira e a pia, a outra o fogão e armários e a terceira está em reforma e compreende um espaço vazio o que dificulta as ações costumeiramente feitas um uma cozinha. O acesso ao 2º Pavimento é feito por 2 escadas helicoidais o que representa grande desconforto e falta de segurança aos moradores. Uma leva ao quarto do casal e da filha (mas para chegar ao quarto da filha necessariamente tem que se passar por dentro do quarto do casal) e a outra, leva à varanda superior e ao quarto do filho. Perto dessa varanda superior há um banheiro de cerca de 1,5m² completamente sem revestimento. Como se pode observar, a área é adequada e atende a todos os moradores da casa, porém a disposição dos ambientes bem como sua funcionalidade está sendo prejudicada.
Pensando nisso, na Terceira Fase denominada “Proposição” o objetivo era solucionar os problemas da casa levado em conta as particularidades da família estudada mas sem se preocupar, no entanto, com questões estruturais pois ainda não temos conhecimento técnico suficiente para isso. Minha abordagem foi embasada no sentido de que o espaço já é bastante amplo, mas que haveria necessidade de realocação de alguns ambientes buscando melhor conforto e funcionalidade da casa. Pensar na melhoria da ventilação e iluminação da casa toda, já que o terreno é uma área de corte circunvizinha por muros de arrimo em 2 de suas laterais impossibilitando assim a abertura de janelas, também foi partido importantíssimo no novo projeto. Além disso, resguardar a privacidade de cada um, compor uma área social agradável e ampla para os finais de semana sempre pensando na qualidade de vida dos habitantes e respeitando suas condições financeiras também foi a linha de pensamento escolhida.
O resultado pode ser visto através das imagens abaixo:

domingo, 1 de agosto de 2010

" O Outro" - 3ª Fase

Implantação, Planta de Cobertura e Plantas do 1º e 2º Pavimeto Humanizadas.
Imagem feita no Sketch Up sem renderização, importada do AutoCad (versão 2004) e tratada no Phothoshop.
Prancha de apresentação elaborada no Photoshop pensada para formato A1.
Clique na imagem para ampliá-la
(Ctrl + para zoom)


sábado, 31 de julho de 2010

" O Outro" - 3ª Fase

Perspectiva externa vista dos fundos do lote feita no Sketch Up, sem renderização, e imagem tratada no Photoshop, após proposta de reforma.
Clique na imagem para ampliá-la
(Ctrl + para zoom)


" O Outro" - 3ª Fase

Perspectiva externa vista da frente do lote feita no Sketch Up, sem renderização, e imagem tratada no Photoshop, após proposta de reforma
Clique na imagem para ampliá-la
(Ctrl + para zoom)


sexta-feira, 30 de julho de 2010

" O Outro" - 3ª Fase

Vista interna do quarto da menina após a proposta de reforma.
Perspectiva feita no Sketch Up, sem renderização, e imagem tratada no Photoshop.
Clique na imagem para ampliá-la
(Ctrl + para zoom)


" O Outro" - 3ª Fase

Vista interna da sala de visitas/TV integrada com a sala de jantar, após a proposta de reforma.
Perspectiva feita no Sketch Up, sem renderização, e imagem tratada no Photoshop.
Clique na imagem para ampliá-la
(Ctrl + para zoom)