sábado, 17 de dezembro de 2011

PROJETO CONGONHAS

Projeto desenvolvido durante a disciplina de Pflex - prof. Mateus Stralen.


http://www.slideshare.net/LUDMILASOUZA89/pflex-mateus-stralen

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

domingo, 1 de maio de 2011

SKYSCRAPER

Edifício desenvolvido durante a disciplina de Pflex -prof. Renato César. PRANCHA 01


SKYSCRAPER


Edifício desenvolvido durante a disciplina de Pflex -prof. Renato César. PRANCHA 02

SKYSCRAPER

Edifício desenvolvido durante a disciplina de Pflex -prof. Renato César. PRANCHA 03

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O "OUTRO" - VISÃO GERAL DO TRABALHO DESENVOLVIDO

Ao entrarmos no 2º período começamos a ter uma noção mais ampla do que é a Arquitetura propriamente dita e a relação existente entre o homem e o espaço. Na disciplina de Desenho Técnico, em particular, executamos a atividade designada “O Outro” que consistia na escolha de uma casa de família de baixa renda que tivesse problemas espaciais, técnicos, construtivos e/ou estéticos.
A proposta era levantar esses problemas e elaborar possíveis soluções para tal, sempre levando em conta a representatividade do espaço, uma vez que a ementa da Disciplina é o enfoque na reprodução do espaço físico de acordo com as Normas Técnicas Padronizadas.
A Primeira Fase chamada de “Entrevista e Entrada no Campo” consistia em conhecer a casa para ver se ela atendia as necessidades, mesmo que básicas da família em questão, como os espaços foram sendo apropriados, os aspectos simbólicos da residência, as preferências e os relacionamentos dos moradores já que todos esses fatores interferem no dia a dia da família. A volumetria e a composição estética já começaram a ser pensadas e os fatores que impediam que a casa fosse um ambiente mais harmonioso também foram questionados como a dificuldade financeira e social, o nível de conhecimento para aprimoramento do espaço, os arredores e conflitos no bairro e entorno. Nessa fase, os alunos apresentaram um Seminário, amparado com o recurso do Power Point, com os resultados obtidos nas diversas visitas e entrevistas com os moradores, elaboraram um Caderno Técnico com as informações relevantes e apresentaram croquis dos ambientes da casa.
Na Segunda Fase designada “Levantamento” medimos sistematicamente toda a edificação e representamos a mesma de acordo com as “Normas Padrão”. Para isso, foi dada a oportunidade de escolha entre fazer “á mão”, utilizando a prancheta e papel ou ainda as ferramentas eletrônicas como o software AutoCAD ou ainda o Revit. Optei pelo AutoCAD por tratar-se de uma ferramenta extremamente precisa, nível de resolução e plotagem adequados a qualquer forma representativa e também visando meu aprimoramento nesse recurso gráfico tão utilizado atualmente nos diversos escritórios de Arquitetura e Engenharia.
Sendo assim, o lote foi todo desenhado, desde a sua situação no bairro bem como a Planta de Cobertura, a Planta Executiva, Planta de Layout, Cortes (nesse caso foram necessários 4 Cortes – 2 Longitudinais e 2 Transversais) e as 4 Fachadas. Como o lote tem a peculiaridade de abrigar outras 2 residências, a da mãe do “Outro” e a do irmão do “Outro”, estes também foram representados na Planta de Cobertura somente, e indicados nas demais Plantas e Cortes.
A entrada para as três casas e dada pelo mesmo portão, que é na verdade o portão da garagem. Ao descer a rampa tem-se a entrada da casa do “Outro” antecedida por uma varanda. Logo em seguida temos uma sala e por outra porta, chegamos a uma das 3 cozinhas da casa. Nesse aspecto é bom lembrar que uma cozinha abriga a geladeira e a pia, a outra o fogão e armários e a terceira está em reforma e compreende um espaço vazio o que dificulta as ações costumeiramente feitas um uma cozinha. O acesso ao 2º Pavimento é feito por 2 escadas helicoidais o que representa grande desconforto e falta de segurança aos moradores. Uma leva ao quarto do casal e da filha (mas para chegar ao quarto da filha necessariamente tem que se passar por dentro do quarto do casal) e a outra, leva à varanda superior e ao quarto do filho. Perto dessa varanda superior há um banheiro de cerca de 1,5m² completamente sem revestimento. Como se pode observar, a área é adequada e atende a todos os moradores da casa, porém a disposição dos ambientes bem como sua funcionalidade está sendo prejudicada.
Pensando nisso, na Terceira Fase denominada “Proposição” o objetivo era solucionar os problemas da casa levado em conta as particularidades da família estudada mas sem se preocupar, no entanto, com questões estruturais pois ainda não temos conhecimento técnico suficiente para isso. Minha abordagem foi embasada no sentido de que o espaço já é bastante amplo, mas que haveria necessidade de realocação de alguns ambientes buscando melhor conforto e funcionalidade da casa. Pensar na melhoria da ventilação e iluminação da casa toda, já que o terreno é uma área de corte circunvizinha por muros de arrimo em 2 de suas laterais impossibilitando assim a abertura de janelas, também foi partido importantíssimo no novo projeto. Além disso, resguardar a privacidade de cada um, compor uma área social agradável e ampla para os finais de semana sempre pensando na qualidade de vida dos habitantes e respeitando suas condições financeiras também foi a linha de pensamento escolhida.
O resultado pode ser visto através das imagens abaixo:

domingo, 1 de agosto de 2010

" O Outro" - 3ª Fase

Implantação, Planta de Cobertura e Plantas do 1º e 2º Pavimeto Humanizadas.
Imagem feita no Sketch Up sem renderização, importada do AutoCad (versão 2004) e tratada no Phothoshop.
Prancha de apresentação elaborada no Photoshop pensada para formato A1.
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sábado, 31 de julho de 2010

" O Outro" - 3ª Fase

Perspectiva externa vista dos fundos do lote feita no Sketch Up, sem renderização, e imagem tratada no Photoshop, após proposta de reforma.
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" O Outro" - 3ª Fase

Perspectiva externa vista da frente do lote feita no Sketch Up, sem renderização, e imagem tratada no Photoshop, após proposta de reforma
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sexta-feira, 30 de julho de 2010

" O Outro" - 3ª Fase

Vista interna do quarto da menina após a proposta de reforma.
Perspectiva feita no Sketch Up, sem renderização, e imagem tratada no Photoshop.
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" O Outro" - 3ª Fase

Vista interna da sala de visitas/TV integrada com a sala de jantar, após a proposta de reforma.
Perspectiva feita no Sketch Up, sem renderização, e imagem tratada no Photoshop.
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domingo, 13 de dezembro de 2009

INTERVENÇÃO



Com o objetivo de estimular o senso de criatividade e aprimorar os    conhecimentos em circuitos, não só manualmente, mas de forma a pensar em possíveis soluções para diversos problemas enfrentados, a Intervenção da turma de Arquitetura e Urbanismo 2009/2 envolveu o ambiente do Lagear, na Escola de Arquitetura da UFMG. Trata-se de um espaço dedicado ao trabalho dos bolsistas do curso e das monitorias concedidas aos alunos.
Os grupos deveriam escolher diferentes ambientes do laboratório e explorar ao máximo o que ele tem a oferecer em termos de funcionalidade, interatividade e estética. Ao final do trabalho, deveríamos entregar um protótipo in loco do resultado.
O uso de circuitos elétricos era fundamental e deviam ser usados não de forma figurativa ou simplesmente em prol da estética, mas de estimular e melhorar a comunicação entre as pessoas, seja de forma indireta ou não.
No fim do prazo do projeto, alcançamos o objetivo de transformar o antigo banheiro em uma copa para os frequentadores do Lagear. O resultado foi um ambiente agradável que propôs um novo modelo de copa, o qual abusa da criatividade na disposição dos utensílios e da interatividade com o usuário.
A escolha a dedo das cores, dos utensílios, as cansativas idas ao centro em busca de materiais, a dificuldade em abrir mão das nossas próprias ideias que ao nosso ver são sempre as melhores e mais simples, a concessão às ideias dos colegas por mais impossíveis que fossem, aceitar as diferenças, entender as dificuldades tudo isso contribuiu para um excelente aprendizado, profissional e pessoal. Podemos parecer novos demais, “calouros burros” como nossos veteranos diriam, mas a responsabilidade que assumimos e o resultado final nos fizeram parecer “gente grande”, orgulhosos de nós mesmos e mais confiantes para enfrentar os novos desafios que surgirão.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

OBJETO FÍSICO - FINAL



Abandonando o conceito de Público e Privado e buscando enfatizar a questão da Urdidura e Trama, meu objeto físico representa uma teia/tear que é feito de uma estrutura rígida de madeira mas que pode apresentar diferentes formas quando apoiada nas suas diferentes bases quase que gerando uma lógica paradoxal.
Usando elásticos que são flexíveis e coloridos podemos encaixá-los nos vários ganchos presos na estrutura formando assim uma infinidade de emaranhados e espaços vazios.
A arquitetura também é assim... Há uma estrurura quase que pré-definida onde o arquiteto começa a projetar mas ao mesmo tempo é preciso que os ambientes sejam flexíveis e que atendam às expectativas de quem utilizará o projeto. Os espaços, por sua vez, também são variáveis bem como a complexidade de cada um deles cabe a nós buscar as melhores soluções relativas às demandas!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

OBJETO FÍSICO - ESTUDO

Após leitura do livro de Hermam Hertzberg, " Lições de Arquitetura " , cada aluno teve que criar um objeto físico ( que explorasse as 3 dimensões) e que representasse algum conceito presente na leitura. A grande dificuldade, porém, é que esse objeto deveria ser abstrato e portanto, sem funcionalidade específica. Como prévia do meu trabalho, resolvi explorar a questão do público e do privado bem como os conceitos de urdidura e trama. O resultado final ficará pronto em breve e será apresentado durante as aulas de Plástica.